A Samsung fabrica lavadoras de alta qualidade que se baseiam na longa experiência da empresa com eletrodomésticos. Ocasionalmente, no entanto, as máquinas quebram e emitem códigos de erro. Quando isso acontece, você precisa saber o que fazer e como reparar o problema.
Abordaremos as causas das avarias da lavadora Samsung, os códigos de erro associados e o que, se houver, você pode fazer para corrigir o problema.
As lavadoras e secadoras da Samsung podem encontrar uma série de falhas. Esses incluem:
Problemas de drenagem de água ocorrem quando a água não é mais drenada corretamente do aparelho, acumulando-se no tambor. Se você tiver uma máquina antiga, o código de erro é E2. Para máquinas novas, é 5E.
Verifique o filtro da bomba de drenagem de água. Normalmente, você pode encontrá-lo na frente da máquina. Empurre o painel de acesso para abri-lo, desparafuse a tampa do filtro e inspecione o filtro quanto a detritos, incluindo fiapos acumulados, moedas, grampos de cabelo, etc.
Verifique a conexão de resíduos e a mangueira de drenagem quanto a dobras e bloqueios. Remova os detritos e endireite manualmente.
Configure a máquina para o ciclo de centrifugação para drenar a água restante. Se a água não drenar, entre em contato com o atendimento ao cliente da Samsung.
Às vezes, sua lavadora Samsung consome muita energia da parede, produzindo o código de erro 8E.
Desligue a lavadora na parede e aguarde meio minuto.
Ligue o aparelho novamente e inicie um novo ciclo de lavagem.
Se o aparelho produzir um erro de sobrecorrente novamente, entre em contato com o atendimento ao cliente.
As máquinas de lavar usam água fornecida pela rede para cada ciclo que executam. Quando a lavadora detecta pouca água, produzirá o erro E4 (E1 em aparelhos mais antigos).
Confirme se o abastecimento de água da rede está ligado.
Confirme se há pressão de água adequada para abastecer a unidade (mínimo 0,5 bar).
Certifique-se de que as mangueiras de água que alimentam as máquinas não estão dobradas
Inspecione os filtros de entrada de água perto do valor da água para garantir que não estejam bloqueados.
Se você não conseguir detectar nenhum problema com o abastecimento de água, entre em contato com o atendimento ao cliente da Samsung.
A Samsung tenta fabricar botões robustos que podem resistir a toques repetidos, ano após ano. No entanto, eles podem se tornar temperamentais ocasionalmente. Se houver um problema no botão liga/desliga, sua unidade emitirá o código de erro bE1 (12E em modelos mais antigos).
Verifique se você não segurou o botão por muito tempo. Desligue a lavadora na parede, espere alguns segundos e ligue-a novamente.
Se o erro persistir, verifique se algum dos botões na frente da máquina está pegajoso ou preso na posição ligado ou desligado.
Desligue a máquina de lavar da rede e limpe os botões com um pano húmido.
Se você não conseguir resolver o problema, entre em contato com o suporte ao cliente da Samsung.
As lavadoras Samsung possuem sensores que permitem detectar os níveis de água durante o ciclo para garantir que sejam ideais. Se os níveis estiverem baixos, pode detectar um dreno ou vazamento e a máquina emitirá o código de erro LE ou LE1 (E9 ou 11E para modelos mais antigos).
Certifique-se de que a mangueira de drenagem esteja pelo menos tão alta quanto a base da máquina de lavar ou superior.
Se o dreno estiver mais baixo, levante-o.
Verifique se há água acumulada ao redor da máquina que pode indicar um vazamento.
Se você vir água acumulada, verifique se há rachaduras na entrada e nas mangueiras de drenagem.
Se não houver vazamentos, reinicie a unidade de controle integrada desligando a energia, aguardando 30 segundos e ligando novamente.
Às vezes, as lavadoras da Samsung emitem uma mensagem de erro “SUD” indicando que há muita espuma no tambor.
Os aparelhos Samsung normalmente resolvem esse problema sozinhos. No entanto, se notar excesso de espuma, você pode tentar o seguinte:Defina o dispositivo para Eco Drum Clean ou um ciclo de algodão de 90 graus sem detergente (ou carga).
Reduza a quantidade de detergente que utiliza antes da lavagem.
As lavadoras Samsung interromperão os ciclos se detectarem uma carga severamente desequilibrada, emitindo o código UE (E4 em modelos mais antigos). Este código não é um erro. Em vez disso, é um recurso de segurança para evitar danos ao maquinário e aos componentes internos.
Redistribua sua lavagem removendo itens e equilibrando a carga.
Permita que itens pesados, grandes ou volumosos girem por conta própria.
Certifique-se de estar lavando apenas roupas e não objetos maiores, mais pesados e mais sólidos.
Todas as lavadoras Samsung contam com motores para girar o tambor. Às vezes, no entanto, estes podem falhar. Os novos modelos da Samsung produzirão códigos de erro 3E, 3E1, 3E2, 3E3 e 3E4. Modelos mais antigos emitirão EA ou EB.
Desligue na rede e aguarde 30 segundos.
Ligue-o novamente e selecione um ciclo diferente.
Observe a máquina para ver se ela produz outro código de erro.
Se mostrar outro erro, entre em contato com o atendimento ao cliente.
Água muito quente ou muito fria.
As lavadoras Samsung oferecem uma variedade de opções de temperatura de ciclo, desde o frio até 90 graus. Se houver um problema de temperatura da água, você verá os códigos 4E1 e 4E2 (4Ed em modelos mais antigos).
Verifique se a lavadora está conectada a uma fonte de água fria, indicada por uma torneira azul.
Certifique-se de que a lavadora não esteja recebendo água quente da caldeira.